Como editar minha Fotografia?

   Uma das áreas mais complexas e enriquecedoras da fotografia é o processo de edição. Diante das novas possibilidades oferecidas pela fotografia digital as imagens fotografadas podem realmente funcionar apenas como meros esqueletos de uma construção muito maior. Obviamente, o quão longe se deseja chegar no processo de edição é uma característica de cada fotógrafo e a validade ou não disto dá pano para muita conversa.

Nessa publicação vamos aprender um pouco mais sobre como começar a profissionalizar as suas edições. Fugir dos Pressets padrões do Instagram e começar a produzir o seu próprio tom de cores. Pronto?

 

O que usar para editar minhas fotos?

Sendo bem direto contigo: Photoshop e Lightroom (Que é o mesmo que Camera Raw gente) . A verdade é que tudo o que existem no Lightroom podem ser feitas no Photoshop, agora o contrário não procede. Entenda o Lightroom como uma plataforma mais fácil, criada especificamente para fotógrafos. Já o Photoshop é aquela ferramenta poderosíssima que pode fazer qualquer coisa que estiver na sua imaginação desde que você saiba utilizar as ferramentas certas. Dito isto, fica mais fácil entender porque todo fotógrafo adora tanto o Lightroom né? A verdade é que a grande maioria das pessoas que se envolvem com a fotografia tem certa dificuldade em se aprofundar no processo de edição. Seja por uma questão moral ou apenas pela preguiça de se aprofundar num estudo que é de fato, bastante complexo.

Mas dá pra facilitar.

Existem muito métodos que podem ser aplicados por estes programas que facilitam muito a vida daqueles que estão começando no mundo das edições, ou mesmo, aqueles que já tem alguma prática mas desejam aprimorar o processo. Vamos então dividir em partes:

Auxiliando o processo de edição: Lightroom

O lightroom é uma ferramenta maravilhosa. Com ela é possível realizar melhorias significativas com apenas alguns cliques, desde a mudança do tom de cores a limpeza de pele (coisa que eu realmente não recomendo que seja feito aqui).  Já havia compartilhado aqui no Blog pressets que simulam o VSCO do 1 ao 7 e que vão te ajudar a ter novas ideias sobre tons de cores para as suas fotos. Mas é fundamental que você veja este conjunto enorme de pressets apenas como um esqueleto que precisa ser moldado para a sua foto. Pensando assim, você chegará a resultados muito melhores!

Auxiliando o processo de edição: Photoshop

O photoshop é a ferramenta que mais utilizo atualmente, com ele é possível chegar a resultados realmente fantásticos, mas para tanto um aprofundamento teórico é realmente necessário. Nós não vamos chegar lá logo de começo, mas com este aplicativo para o Photoshop você pode chegar a lugares que não imaginava chegar tão cedo. O Nik Collection é um aplicativo da Google que auxilia o usuário a adicionar texturas, cores, efeitos de luz, máscaras e todo o resto sem a necessidade de se saber muito como as coisas estão acontecendo. O legal do Nik é que ele tem um layout muito intuitivo e provavelmente você terminará utilizando-o por toda a sua vida no Photoshop.

 

Há uma série de outros métodos que podem lhe auxiliar no Photoshop tais como os Actions que estão aos montes da Internet. Confesso que a maioria é lixo criado para pegar seu e-mail na hora do download, grande parte do que você encontrará gratuitamente na internet pode ser feito pelo Nik Collection sem muito problema, basta fuçar o painel lá que você vai encontrar o efeito certo que deseja produzir.

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: