Quando devo trocar minha câmera?

 

Quando devo Trocar minha Câmera?

Depois de algum tempo fotografando, todo mundo termina passando pelo momento de se perguntar: afinal, será que a sua primeira câmera fotográfica está limitando a sua evolução artística? Quando devo trocar minha Câmera?

Você realmente precisa de um novo equipamento?

É impossível para mim, sem ter acesso a sua produção artística e tão pouco ao seu atual equipamento saber se você deve ou não trocar de câmera, mas sei que se você analisar a resposta de algumas perguntas talvez consiga chegar ainda nesse artigo a conclusão de sua dúvida, então vamos refletir:

    # Você já migrou para as DSLRs?

Já aprendemos aqui no Blog a diferença entre as câmeras fotográficas e a importância de encontrar nosso perfil dentro de todas as possibilidades ofertadas pelo mercado. Mas a verdade é que por mais que talvez você não tenha grandes pretensões com a fotografia, em determinado momento surge a necessidade de uma maior autonomia referente ao manuseio da câmera que os equipamentos mais simples não proporcionam. Então, se esse é o seu caso, talvez seja realmente o momento de mudar para uma DSLR de baixo custo que permita o melhor manuseio do seu equipamento. Investindo um bom tempo de estudo, as DSLRs podem proporcionar uma evolução na sua fotografia que câmeras de níveis inferiores, por mais que permitam certa mobilidade através do seu painel de configuração, jamais poderão oferecer com a qualidade de uma DSLR.

 

  # Sua grana permite A TROCA DE EQUIPAMENTO o Upgrade?

É uma pergunta que parece simples, mas é realmente importante que você faça uma análise com relação ao tipo de equipamento que você pode comprar neste momento e se ele realmente vai responder as suas expectativas. Eu realmente refleti muito sobre isto antes de trocar minha câmera, porque muitas vezes a grana não permite que atualizemos o equipamento para algo que realmente seja tão diferente que o nosso equipamento atual, então o melhor mesmo é esperar um pouco mais.

Não adianta muito trocar uma T3 para uma T5 por exemplo, porque apesar de uma diferença evolutiva da série, na verdade não haveria muita diferença no resultado final que estas duas câmeras oferecem por exemplo. Se é esse o seu caso, junte um pouco mais de grana, tente investir em uma câmera de segunda mão mas de maior capacidade técnica como a 7D por exemplo. Ai sim você estará fazendo um upgrade e não apenas, trocando de equipamento. 

   # A câmera por si só, não vai melhorar a sua fotografia

Evite decepção desde agora. Se a sua fotografia precisa evoluir, isso não vai acontecer apenas porque você atualizou o seu equipamento. A verdade é que você vai se frustrar e muito se você acha que fará fotos melhores apenas porque terá um equipamento mais caro.
É sim verdade que o equipamento auxilia muito a qualidade do resultado final, mas a fotografia não é apenas pontos de pixel e a profundidade artística de uma composição não pode ser comprada. Então, se você está esperando uma evolução técnica na sua fotografia, vá para os cursos e livros, aplique as regras em sua fotografia, aprenda-as e depois as quebre, evolua. Nenhum equipamento fará isto por você. 

 


Até eu conseguir chegar ao momento de trocar minha câmera fotográfica passei por longos períodos de dúvida e pesquisa então realmente aconselho que você não tenha pressa nesse momento. Lembre que sua câmera lhe acompanhará por muito tempo então escolher com calma agora pode evitar muitos problemas mais tarde. Respire fundo, pesquise bastante e faça a melhor escolha para você!

%d blogueiros gostam disto: